Entrevista do Embaixador Brasileiro na Austrália

Veja pontos importantes da entrevista abaixo:

Vôos diretos

“Estamos trabalhando para ter voos diretos entre Brasil e Austrália. Há questões tecnológicas que envolvem o percurso para São Paulo, via os Andes. Entendo que a Qantas tem interesse e já sinalizou sobre a possibilidade de abrir uma linha para Nova York e uma linha para São Paulo.”

“Com a isenção de visto para os turistas australianos entrarem no Brasil, acredito que isso nos dará crédito para avançar nas negociações para vôos diretos.”

De acordo com a imprensa brasileira, o presidente da Embratur Gilson Machado Neto e o embaixador da Austrália no Brasil, Timothy Kane, se reuniram para tratar da implantação de vôos diretos entre os dois países. Segundo Kane, o estado de Vitória disse ter interesse em viabilizar o acordo a partir do primeiro trimestre de 2020. O embaixador teria mencionado o acordo que já existe com o Chile.

Semelhanças entre Brasil e Austrália

“A Austrália num certo sentido lembra o Brasil, um gigante territorial. Em algumas partes desse país você se sente no Brasil, e há também o gosto que os australianos têm pelo ar livre, clima, pelas praias, isso tudo contagia a gente,” disse o embaixador Sérgio Moreira Lima, dos seus primeiros meses no cargo. 

“Temos essa afinidade porque somos duas grandes democracias e duas grandes economias, isso já nos aproxima.”

Brasileiros na Austrália

O número de brasileiros na Austrália continua crescendo. Em Gold Coast por exemplo, a população de estudantes brasileiros é a maior da cidade, superando a de estudantes da China e da Índia.

Segundo o embaixador Moreira Lima, cerca de 100 mil brasileiros estão na Austrália (entre a população permanente e flutuante). “São cerca de 30 mil residentes, 27 mil estudantes e 50 mil turistas e empresários/homens de negócios por ano,” conta.

Na sua opinião a vontade do brasileiro de aprender o inglês e o tipo de vida semelhante são os dois fatores que mais atraem os brasileiros.  

Isenção de visto brasileiro para turistas australianos

“Acredito que a decisão de isentar o visto de turista para cidadãos australianos contribuiu positivamente para o turismo no Brasil. Não tenho dúvida de que trará resultados importantes,” analisou o embaixador.  

De acordo com Roger Frankel, cônsul honorário do Brasil em Vitória, a medida causou o “aumento de 50% no número de pedidos de informação para viagens ao Brasil,” disse.

Quanto à possibilidade de reciprocidade, Roger lembra que não há isenção para nenhum país a não ser para a Nova Zelândia, “Muito difícil da Austrália fazer isso,” prevê. 

Vai Fazer Intercâmbio? Deixe seu comentário!