Como se preparar para um Intercâmbio?

Estudar no exterior é uma das experiências mais enriquecedoras que uma pessoa pode ter, algo que irá mudar sua vida para sempre. Essa experiência vai te ajudar a não só definir qual será o rumo da sua carreira profissional e educacional, como você irá crescer em todos os sentidos, ganhando independência e acesso a culturas totalmente diferentes.

Mesmo assim, não temos como prever como será essa experiência. Muitas pessoas quando vão estudar fora do país, estão totalmente despreparadas e com ideias totalmente diferentes da realidade. Para te ajudar a não cometer os mesmos erros e tirar todas essas dúvidas, preparamos um conteúdo com tudo que você precisa saber antes de estudar no exterior.

DEFINA SEU OBJETIVO

Qual seu objetivo em outro país? O que você quer fazer lá fora? Cursar faculdade, tornar-se fluente em outras línguas ou fazer uma pós-graduação?

Antes de fazer as malas e ir para outro país, é importante que tenhamos objetivos claros quanto ao nosso investimento. É a partir dele que você vai conseguir planejar a viagem e aproveitar cem porcento dessa experiência.

Prepare-se para seu voo!

DECIDA PARA ONDE VOCÊ QUER IR

Pesquise bastante para descobrir quais são os melhores países para estudar na sua área de foco. Porém, lembre-se de avaliar certas coisas na hora de decidir, como o clima e a cultura do local.

Depois de saber qual o seu foco, fica mais fácil escolher o destino. Algumas pessoas logo vão pensando em países como Estados Unidos e Reino Unido. Sem dúvidas, essas duas nações têm ótimas instituições de ensino, além de muito a oferecer para estudantes estrangeiros. Entretanto, suas leis de imigração são extremamente rígidas quando se trata de trabalhar durante os estudos, além de moedas bem caras.

Trabalhando la fora

Países bem mais fáceis para trabalhar como estudante internacional são a Austrália, Nova Zelandia e Irlanda.

INVISTA NA FLUÊNCIA DO IDIOMA

Ao estudar no exterior, queremos sempre começar as aulas focados no conteúdo. Para não perder tempo, devemos ir para o destino com um bom entendimento do idioma, pelo menos o suficiente para não perdermos nenhuma explicação do professor.

Mesmo que você já fale bem o idioma, treine o máximo que puder antes de embarcar no avião.

Go!

ESCOLHA A INSTITUIÇÃO

Geralmente, o processo seletivo de universidades para intercambistas é bastante demorado. Por isso, é muito importante que você saiba aquilo que realmente deseja, para ser mais seletivo na hora de enviar sua inscrição.

Caso o aspecto financeiro seja um ponto preocupante para você, priorize as universidades com bolsas de estudo. Procure saber também se sua instituição desejada tem algum acordo com universidades no Brasil.

Cursos de Ingles ou Colleges

Se você está indo para o exterior para aprender inglês ou fazer algum curso em de formação profissional como em Colleges ou escolas técnicas, o processo é bem mais rápido e simplificado. Entre em contato com uma agência de intercâmbio que esta parte será feita com mais facilidade.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Além da papelada exigida pela instituição de ensino, você deve ter sua documentação em dia e em mãos:

  • Passaporte: Deve ser válido, de preferencia, por todo o período que você ficará no país, além de um visto de estudante para o destino.
  • Seguros de viagem e de saúde: o custo de uma consulta médica pode ser bem caro no país que você planeja estudar. Por isso, seguros são indispensáveis.
  • Estadia: algumas instituições oferecem alojamentos para estudantes. Se esse não for o caso, existem uma série de sites de acomodações mais baratas que as agencias de intercambio podem te oferecer.
  • Passagem aérea: os preços de passagens aéreas costumam variar muito. Portanto, fique atento às companhias para você aproveitar promoções ou passagens mais em conta.
Boa viagem!

PREPARE SUAS MALAS

Com planos traçados e tudo planejado com antecedência, está tudo certo para que sua experiência seja inesquecível. Não se esqueça que o objetivo de um intercâmbio é estudar, mas festas e viagens sempre fazem parte dessa experiência!! Sempre deve haver espaço para diversão, mas suas obrigações devem estar sempre com prioridade. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *