Estudante Intercambio

7 coisas que eu não sabia sobre Intercâmbio

Se você planeja fazer intercâmbio, parabéns! Será ótimo para o amadurecimento pessoal e profissional estudar em outro país, afinal, além do conhecimento na área de estudos, você irá fazer amizade com pessoas do mundo inteiro e lidar com hábitos culturais distintos.

Aprender novos idiomas, satisfazer o paladar com comidas diferentes, comprar produtos que não vendem no Brasil, tudo será transformador. Ao pensar sobre tanta novidade interessante, é lógico que antes de viajar você vai criar as melhores expectativas. Justo, porém há algumas surpresas pelo caminho, e é sobre elas que trataremos nesse texto.

Confira sete situações que poderão te surpreender ao fazer intercâmbio.

1.É fácil perder o controle na horas das compras. Tenha cuidado!

Grande parte dos intercambistas ficam encantados com a variedade de produtos vendidos em outros países. Em vários lugares os preços são bem interessantes e a vontade de comprar tudo é tentadora.

É claro que você pode – e deve – adquirir alguns itens legais, mas cuidado! Pense no seu orçamento, nas maiores necessidades principais.

2.Em algum momento a saudade de casa vai bater!

Viajar é o máximo, né? Imagina só ter a oportunidade de passar meses e até alguns anos em outro país. Porém, hora ou outra a saudade da família vai apertar e algumas lágrimas podem rolar.

Nessa hora é bom ligar o Skype para perguntar como as coisas estão no Brasil e contar as novidades

3. Você pode ficar doente, leve alguns remédios na mala

País novo, comidas diferentes, mais frio ou mais calor que o Brasil, ansiedade, empolgação com passeios. Diante de tudo isso, é normal pegar um resfriado, ficar com febre, etc.

Inclua alguns medicamentos na mala e no dia a dia durma bem e tenha uma alimentação saudável, ok?

4. Arrumar um emprego para ajudar nas despesas

No intercâmbio você precisará de dinheiro para ajudar nas despesas essenciais e até para a diversão, portanto terá que trabalhar. Lavar banheiro de restaurantes, cuidar de crianças, ser atendente de lojas. Prepare-se para estes desafios!

Estudante trabalhando no Exterior
Trabalhar no Exterior faz bem!

5. Há pessoas impacientes com estrangeiros que não dominam o idioma

Em um ou outro momento é inevitável cruzar com pessoas que não estão muito dispostas a dar informações, por você não dominar completamente o idioma. Tenha calma. Não fique chateado, pois no início os perrengues com a língua são comuns.

6. Abraços e beijos? Cuidado!

Para a maioria dos brasileiros é normal conversar encostando a mão, abraçar, dá dois beijos na hora do encontro, etc. Tais demonstrações de afeto não são muito comuns em países europeus e nos Estados Unidos.  Tenha cautela nas demonstrações de afeto.

7. É impossível fugir de todos os perrengues

Por mais cautela que você tenha, não dá para escapar de alguns imprevistos. Pegar o ônibus errado, detestar alguma comida, pagar algum mico na sala de aula ao entender errado uma pergunta do professor.

Encare com bom humor essas e outras situações inusitadas. Tudo faz parte do processo de adaptação!

Surpresas positivas e outras nem tanto te aguardam ao fazer um intercâmbio, mas não se preocupe, pois sua rotina no exterior será de alegria e aprendizado. Pronto para um intercâmbio nota 10? Fale com a S7 Intercâmbio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *