Hora de planejar seu “Gap Year”

Fim de ano chegando e já está na hora de planejar 2015, não é mesmo? Uma opção muito comum no mundo todo (e que recomendamos também :P) é o chamado “Gap Year”. Você sabe o que é?

Como o nome já diz, “gap” significa “intervalo” e “year” (provavelmente você já sabe) significa “ano”. Pois um gap year é um período da vida que você faz uma pausa nas suas atividades cotidianas para fazer coisas novas, preferencialmente em outro país.

Este intervalo pode acontecer em diversos momentos da vida: Entre o fim do Ensino Médio e o início do curso superior ou durante o curso superior. Tem gente que prefere fazer o gap year após se formar na faculdade e recarregar as baterias para entrar no competitivo mercado de trabalho, enquanto outros aproveitam o fim de um ciclo profissional para se aventurar em terras estrangeiras, e aprender (ou aperfeiçoar) uma língua estrangeira e viver algo completamente novo.

Outro ponto importante é que o gap year não precisa, necessariamente, durar um ano. Pode ser seis meses…pode ser três anos…a viagem deve durar o tempo exato para que a pessoa se conheça e entenda melhor.

Estima-se que cerca de 10% dos homens e mulheres da Austrália e do Reino Unido já fizeram o gap year. Nos Estados Unidos, essa prática cresce cada vez mais. Importantes universidades como Harvard, Princetown e MIT têm programas oficiais autorizando e incentivando o ano no exterior.

O ponto mais importante de todos é procurar uma aventura que faça você crescer como ser humano. Uma experiência que, realmente, lhe desafie emocional, física e intelectualmente. É essencial que essa experiência tire você da zona de conforto. O gap year não serve para estender sua adolescência. Pelo contrário, deve ser encarado quase como um “rito de passagem”.

5 razão para fazer um gap year:

– Aprender uma língua estrangeira;

– Melhorar seu currículo;

– Aprender a resolver seus próprios problemas;

– Autoconhecimento: conhecer a sua essência e definir um foco para a sua vida;

– Fazer você ver o mundo sob uma diferente perspectiva;

 


Comments

Vai Fazer Intercâmbio? Deixe seu comentário!