Qual o melhor momento para você fazer intercâmbio?

Estudar inglês, francês, espanhol, a língua que for, requer dedicação e força de vontade e você, estudante, certamente já sonhou em estar imerso em um ambiente que fale a língua que você quer aprender, então estudar fora do país já foi, ou é uma opção sua.

Entretanto, fazer intercâmbio estudantil, profissional ou apenas de idiomas, é uma vontade e motivo de muita dúvida na vida de qualquer pessoa que se aventure em uma nova língua.

Você sabe como escolher a data para o seu intercâmbio sem errar? Qual é momento certo para estudar fora do país? Se esses são os seus questionamentos, então leia esse post e descubra a hora certa para imergir em nova cultura, uma nova nação.

Por que fazer intercâmbio?

Quando fazer intercâmbio

Antes de decidir em qual período da vida você o realizará, é preciso entender a importância dele para a sua carreira profissional ou para o seu desenvolvimento humanístico.

De acordo com o Estadão, no Brasil, em 2017, a quantidade de jovens intercambistas entre 18 e 21 anos mais que duplicou em relação à 2015, foram 90,9 mil pessoas buscando por seus sonhos em outras nações; o site Brasil Escola informou que, também em 2017, houve um recorde de brasileiros estudando fora, eram 302,000 mil pessoas.

Estudar fora do país uma outra língua, embora seja prazeroso, uma meta de vida, uma realização pessoal e um sonho, não é apenas uma viagem. É mais que isso, é uma bagagem de aventura, experiências, autoconhecimento e claro, aprendizado.

Toda essa nova vivência propõe um diferencial profissional no seu currículo, a carga de aprendizado que você tem o deixa um nível acima de outras pessoas em um processo de seleção, por exemplo; A capacidade de contato e compreensão com diferentes culturas, diferentes formas de pensar, o faz amadurecer, crescer e desinibir, para quem for tímido.

Agora a pergunta “Por que fazer intercâmbio?” foi respondida, ele te faz evoluir como ser humano e ainda te ajuda profissionalmente, então o momento certo é quando você estiver empregado, estabilizado, com a formação acadêmica concluída? Ou é possível fazê-lo quando mais jovem?

Como escolher a data para o seu intercâmbio?

Estudante no Aeroporto
Partiu fazer um Intercâmbio !

Defina a data de acordo com o período da vida que você conseguir ir, isso quer dizer que não há data ou idade certa, a única certeza é que o momento ideal é sempre o agora. Tendo condições, vá!

Estudar fora do país não é como planejar uma viagem à praia, não é preciso estar no verão ou em um dia ensolarado, independente da estação, período do ano ou até mesmo do ano, você sempre aprenderá algo, sempre terá novas experiências e, com certeza, desenvolverá melhor uma segunda língua.

Sua proficiência não interfere em seu intercâmbio

Uma das maiores dúvidas para escolher quando realizar o intercâmbio, é o nível de conhecimento da língua estrangeira, mas não se preocupe com isso.

Há pessoas que dizem que o melhor é fazê-lo quando você for fluente na língua do país de destino, mas isso é uma falácia. Se você for iniciante, certamente, terá mais dificuldades de comunicação ao desembarcar em outro território, com outra língua, mas isso não o impedirá de aprender, ao contrário, estar imerso no meio de pessoas que falam a língua que você estuda o fará aprendê-la mais rápido.

Você pode realizar exames, como o Toefl, no caso da língua inglesa, para determinar o seu grau de proficiência e acompanhar a sua evolução, mas lembre-se de quem isso nunca interferirá na sua ida.

A idade nunca é um impedimento

É possível estudar fora em todas as etapas da vida, como dito, se tem condições, vá; mas se não tiver, se programe para ir o quanto antes.

Há diferentes programas e destinos de acordo com o seu objetivo e preferência por região/país e idade. Existe:

  • Intercâmbio estudantil, como o High school
  • Intercâmbio para curso de formação profissional
  • Intercâmbio universitário
  • Intercâmbio de idiomas

Basta escolher o que melhor se enquadra ao período da vida que você vive. Cada um proporcionará uma experiência diferente e enriquecedora, não melhor ou pior, todos são ideiais de se fazer.

Escolha o país

O Canadá e os EUA foram considerados os destinos preferidos dos brasileiros para fazer intercâmbio, mas não existem somente esses. Pense em qual cultura você deseja conhecer e qual clima você gosta mais.

Caso você goste de calor e a data do seu intercâmbio for entre novembro e fevereiro, existem as opções, para língua inglesa, da Nova Zelândia e a Austrália, mas se você sonha em conhecer a neve, nesse mesmo período, o ideal seria países, como o Canadá, o Norte dos EUA, a Irlanda, a Inglaterra, a França no caso do Francês e assim por diante.

Sempre pense que não importa a época do ano, há algum lugar que você poderia fazer intercâmbio estudantil, profissional de formação, universitário ou de idiomas. Escolha e vá!

Faça o intercâmbio hoje mesmo!

É fácil ter medo, escolher adiar o dia ou até mesmo não ir, mas lembre-se que essa é experiência que somará à sua vida. Não adie a data do seu intercâmbio, o momento ideal é sempre o agora, não se prenda às barreiras da falta de proficiência, idade baixa, alta ou a outros impedimentos que surgem.

Qualquer dúvida, leia os outros conteúdos desse blog, estamos dispostos a te ajudar nesse processo e lembre-se, o melhor momento para você fazer intercâmbio é sempre o hoje; agora é só organizar tudo e embarcar, vamos?

Gostou deste conteúdo? Acesse os outros posts desse site para você ter a melhor experiência possível com o seu intercâmbio!

Vai Fazer Intercâmbio? Deixe seu comentário!