#depoimento: Marina Consalvo, Toronto, CN

Nesse lindo depoimento, a intercambista Marina Consalvo conta tudo o que PERDEU ao fazer intercâmbio.

“Quer saber das coisas que eu perdi? Perdi uma vida normal e ganhei uma outra cheia de aventuras e surpresas! Perdi o senso do comum e da rotina e vivi cada dia de uma vez. Perdi a dúvida do “E se eu tivesse ido?” “O que teria sido da minha vida?”. Perdi o medo da frustração. Perdi o medo de recomeçar, ao ter que procurar um novo emprego quando voltasse ao Brasil. Perdi o medo do novo. Perdi o medo de me perder. Perdi o medo de “me jogar”. Perdi o medo de SER FELIZ.”

Está na dúvida em ir para o Canadá? Algum medo te paralisa e não te deixa ir em frente? Bem, leia então o que eu tenho a lhe dizer e depois tome sua decisão.

No dia 15/06/2013 eu entrava num avião com destino a Toronto, sem ter a mínima ideia do que me esperava lá. Eu nunca tinha saído do Brasil para fazer nada (nada mesmo) e quando decidi sair, fui para um lugar a mais de 8000 km de distância! Tive todos os medos que você puder imaginar: de morar em um lugar péssimo, medo da solidão, medo de não ter amigos, de não conseguir falar inglês, medo de ser infeliz… Mesmo assim, com toda a dor e toda a dúvida, eu não ia voltar atrás. Eu ia embora pra ver “no que ia dar”.

No Brasil, eu deixava “algumas” coisas para trás: um emprego estável em uma multinacional, uma carreira em desenvolvimento, meu noivo e minha família (coisas que me doeram muito mais em largar). Você pode estar pensando: “Como você teve coragem de fazer isso?” Esta pergunta te respondo com a maior sinceridade do mundo: “Não sei!”. Apenas senti que era meu dever fazer isso. Sonho é sonho, deve ser sonhado e realizado.

Quer saber das coisas que eu perdi? Perdi uma vida normal e ganhei uma outra cheia de aventuras e surpresas! Perdi o senso do comum e da rotina e vivi cada dia de uma vez. Perdi a dúvida do “E se eu tivesse ido?” “O que teria sido da minha vida?”. Perdi o medo da frustração. Perdi o medo de recomeçar, ao ter que procurar um novo emprego quando voltasse ao Brasil. Perdi o medo do novo. Perdi o medo de me perder. Perdi o medo de “me jogar”. Perdi o medo de SER FELIZ.

Fall tree

Fazer intercâmbio, deveria ser algo obrigatório para todo mundo. Seja de um mês, seis meses, um ano, não importa o tempo que seja. É uma oportunidade única que você tem para viver experiências incríveis. O “FALAR INGLÊS” que todo mundo se preocupa torna-se apenas um detalhe. Você vai falar inglês de qualquer maneira, desde que você queira. Você aprenderá sobretudo a dar valor nas coisas que não dava, aprenderá a se virar, aprenderá a crescer!

Nem tudo serão flores. Haverá dias de tormenta, de tristeza, incertezas e medos. Não dê vazão a esses medos. Não deixe isso tomar conta de você. Siga em frente, confiante em tudo. Jamais se esqueça de que aqui no Brasil você tem pessoas que te amam muito: familiares e amigos morrendo de saudades, te esperando de braços abertos quando você voltar. Isso não muda pelo fato de você estar longe e não mudará nunca. Jamais duvide desse amor. Tenha a certeza de que a melhor família e os melhores amigos do mundo são os SEUS.

E se você ainda tem alguma dúvida, olhe para dentro do seu coração. Deixe acender a chama da coragem. Não deixe que seus medos se tornem obstáculos no caminho de seus sonhos. Sua felicidade é maior que tudo. Não deixe sua chance passar.

Empregos vão e vem na vida da gente. Oportunidades de viajar, não. Por isso: se quiser, (e puder ir) vá!

 

Gostaria de registrar meus agradecimentos à equipe da Canadá Brasil, por ter sido muito importante na realização do meu sonho. Meus especiais agradecimentos ao Roni Kretschmar, meu consultor, sempre muito atencioso e dedicado ao dar o seu melhor para que tudo desse certo. Roni, muito obrigada! Sem palavras para agradecer toda a ajuda e suporte.

Agradeço à minha família por todo amor e paciência.

E sobretudo, agradeço a você que está lendo meu depoimento. Que você perca o medo e se encha de coragem pra correr atrás dos seus sonhos e da sua felicidade. Espero um dia ler um depoimento seu, contando como foi BOM ter feito o que você queria fazer.

Não desista do seu sonho.

Até mais.


Comments

Uma resposta para “#depoimento: Marina Consalvo, Toronto, CN”

  1. Marina, adorei compartilhar essa experiência com você! Nossos dias mo Canadá foram incríveis. Obrigado por tudo mesmo. Foi o melhor mês da vida!

Vai Fazer Intercâmbio? Deixe seu comentário!