O guia para o seu intercâmbio na Austrália

Nenhuma experiência se compara à um intercâmbio. Esse guia foi criado para que você possa aproveitar esse sonho desde o início, sem perder tempo com preocupações. Então, vamos para a Austrália?

O que você encontrará neste guia:

  1. O que você pode – ou não – levar para a Austrália
  2. Check-list para o embarque
  3. Acomodação na Austrália
  4. Custo de vida na Austrália
  5. Trabalhar na Austrália
  6. Transporte público na Austrália
  7. Voltagem e tomadas da Austrália
  8. Qual escola ou cidade da Austrália escolher?
  9. Suporte da agência

1. O que você pode – ou não – levar para a Austrália

O sistema de controle da alfândega australiana e o Ministério de Saúde é bem restritivo. Veja um resumo do que é permitido ou não levar para a Austrália:

  • Dinheiro: você pode levar a quantia que quiser, mas é necessário declarar valores acima de AUD$ 10.000 em papel moeda ou traveller’s check. Não se preocupe, você não será taxado, mas deve declarar. Veja como comprar dólares australianos ou sobre o cartão de viagem.
  • Remédios: são permitidos, mas é necessária a declaração de todos eles. Alguns tipos de medicamento é recomendado que leve a receita médica em inglês junto.
  • Comida: comidas industrializadas como chocolates, bolachas e enlatados são permitidas se você declarar. Já frutas e sementes são completamente proibidas, então se você planejava levar feijão para matar a saudade, desista.
  • Plantas e sementes: são proibidas.
  • Duty-free: você pode levar até AUD$ 900 em mercadorias compradas no duty-free, como eletrônicos, bebidas alcoólicas e cigarros.
  • Bebidas alcoólicas: você pode levar até 2,25 litros.
  • Cigarros: você pode levar até 50 cigarros.

Na hora da viagem, se surgir alguma dúvida quanto à legalidade de qualquer produto, declare-o! Dessa forma, quem decide são os oficiais da alfândega, e você poupa o risco de ser multado.

Mulher entrando em avião
Embarque você também em um intercâmbio na Austrália!

2. Check-list para o embarque

Mesmo as pessoas mais organizadas e acostumadas com viagens devem ficar atentas para não esquecerem de nada crucial. Faça uma lista e cheque se você está com tudo pronto para ir ao aeroporto.

3. Acomodação na Austrália

A sua acomodação é algo muito importante principalmente no início do seu intercâmbio.

O que muitos intercambistas fazem é ir para o país apenas com as primeiras semanas de acomodação já planejada. Esse período é usado para a ambientação na nova cultura, conhecer os costumes e comportamentos dos australianos, e até se familiarizar com a cidade mesmo. Depois disso, o intercambista pode optar por continuar onde está ou escolher uma nova acomodação de acordo com as suas preferências como distância da escola, valor, meio de transporte…

pessoas jantando e rindo

Casa de família: ficar com uma host family é uma ótima maneira de conhecer o estilo de vida da Austrália, pois você estará inserido na rotina real dos australianos.

A sua relação com a host family vai depender muito tanto do seu perfil quanto do deles, mas dessa estadia pode lhe surgir uma segunda família, com quem você terá contato para sempre. Se a sua relação não está sendo boa ou aconteceu algum problema grave, é importante conversar com a agência de intercâmbio ou a empresa responsável pela sua estadia.

Assim como você espera uma ótima família, eles esperam um ótimo convidado. Então lembre de respeitar a casa e as regras dos anfitriões.

Residência estudantil: o legal da casa de estudantes é que você pode ter contato com intercambistas do mundo inteiro. Conhecerá pessoas com costumes e ideias diferentes, o que pode ser uma grande oportunidade de fazer amizades super interessantes. Por causa dessas diferenças de comportamentos, é importante lembrar de “respeitar para ser respeitado” para que haja um bom convívio na casa.

Conheça a média de valores e mais tipos de acomodações!

amigos sentados na praia no por do sol
Uma oportunidade de fazer amigos do mundo inteiro

4. Custo de vida na Austrália

O custo de vida na Austrália varia muito de cidade para cidade. De forma geral, nas cidades menores, o custo de vida e o salário são mais baixos, já nas grandes cidades o custo de vida é mais alto mas a remuneração é melhor.

A imigração aconselha que você tenha AUD$ 1.550 por mês para se sustentar na Austrália. Com esse valor, você cobre suas despesas básicas do dia a dia, como estada, transportes, supermercado, refeições e lazer. É importante lembrar que mesmo esta sendo estimativa real, as circunstâncias podem varias dependendo sua localização e principalmente o seu estilo de vida e preferências.

Veja um quadro de gasto aproximado de um estudante brasileiro na Austrália!

5. Trabalhar na Austrália

Um dos motivos da Austrália ser um dos países mais procurados para intercâmbio, além da qualidade de vida, das praias e muito mais, é a possibilidade da permissão de trabalho. Na Austrália, se o seu curso tem a partir de 14 semanas, o seu tipo de visto é o de estudante, que possui a permissão para trabalhar até 40 horas quinzenais. Durante as férias do curso, você pode trabalhar por horas ilimitadas!

Trabalhar enquanto estuda na Austrália é uma oportunidade perfeita tanto para treinar o idioma quanto para ajudar nas despesas do intercâmbio, e ainda ter uma graninha para par viajar dentro da Austrália ou para países vizinhos.

O salário pode variar de acordo com o tipo de trabalho, cidade e outros aspectos, mas a média salarial por hora na Austrália é de AUD 20,00 (agosto 2019)

Saiba mais sobre trabalhar na Austrália!

cidade de Sydney, na Austrália
Sydney

6. Transporte público na Austrália

Uma das grandes vantagens do intercâmbio na Austrália é o alto nível de qualidade do transporte público. Todas as cidades grandes como Sydney, Brisbane, Perth e Melbourne contam com ônibus, trens e ferry-boat.
Outro ponto positivo é que pontualidade dos meios de transporte da Austrália é muito grande!

Para economizar, fique atento para os tickets semanais. Ainda há algumas áreas nos centros das cidades (o que eles chamam de CBD, Central Business District) onde você pode andar de ônibus de graça, então procure se informar sobre essas “bus-free zones”.

7. Voltagem e tomadas da Austrália

A voltagem na Austrália é 220V-240V. O formato da tomada é de três pinos retos, como o da imagem. Você consegue comprar adaptadores em aeroportos, supermercados, farmácias e lojas de descontos.

Imagem de um modelo de tomada com 3 pinos chatos.
Modelo de tomada australiana.

8. Qual escola ou cidade da Austrália escolher?

Em países tão grandes como Austrália, assim como no Brasil, as cidades podem ser bem diferentes uma das outras. Para escolher o lugar perfeito para o seu intercâmbio, é importante pesquisar bastante sobre o estilo de vida da cidade para ver se combina com o seu perfil. Avalie pontos como clima, custo de vida, costumes, sistema de transporte, escolas…

Descobra mais sobre os diferenciais de cada cidade australiana.

Para ajudar na sua escolha, confira os vídeos da S7 Intercâmbio no Youtube! Nessa série de vídeos, a nossa embaixadora Raquel Iendrick, do canal OFF, mostrou um pouco das grandes cidades da Austrália, assim como as escolas de lá, trazendo depoimentos reais de pessoas que estão vivendo a experiência do intercâmbio. Confira aí embaixo, ou veja a playlist completa no Youtube!

9. Suporte da agência de intercâmbio

O planejamento de um intercâmbio tem muitas etapas, e para que essa experiência seja incrível em todos os detalhes, é muito importante ter uma agência qualificada ao seu lado. A S7 auxilia você em todos os passos do seu intercâmbio, desde o planejamento inicial até durante toda a sua estada no país. Temos mais de 20 anos de experiência no mercado!

Encontre o seu intercâmbio em nosso website especializado em Austrália!

Boa viagem!

Vai Fazer Intercâmbio? Deixe seu comentário!