Guia para Estudantes na Austrália – Parte 4

Parte 4 – Documentos na Austrália

Esta seção reúne dicas e informações úteis para facilitar o dia-a-dia dos estudantes brasileiros no país. Aqui você vera que documentos de identificação você precisa ter.

Documentos

  • “Student Card” – A maioria das universidades e college australianos possui sua própria carteirinha. Com ela, você tem acesso a bibliotecas, restaurantes e outras áreas do campus. As carteirinhas universitárias com foto são às vezes aceitas como documento de identidade na Austrália e dão descontos em vários serviços, portanto tome conta dela! Entre em contato com o diretório dos estudantes ou a secretaria de seu curso para perguntar como fazer a sua.
  • “Proof of Age Card” (comprovante de maioridade) – O Proof of Age card ou Photo ID Card é um documento que comprova a idade de uma pessoa. É normalmente usada quando a pessoa não tem carteira de motorista australiana, mas precisa de um documento de identicação. Bares, restaurantes e outros locais que vendam bebida e cigarros vão solicitar o “Proof of Age”.
  • “Driver’s Licence” (carteira de motorista) – Para obter uma carteira de motorista australiana, é preciso ir ao órgão regulador de trânsito do seu estado e fazer uma prova teórica. Se for aprovado, você recebe uma carteira provisória com a qual pode dirigir
    acompanhado e abaixo de 80km/h. Para receber a carteira denitiva (“Full Licence”) que permite dirigir sozinho e acima de 80km/h, é preciso fazer aulas e a prova prática.

    Estudantes que já tenham carteira de motorista do Brasil podem dirigir na Austrália por 3 meses a partir de sua data de chegada ao país, contanto que tenham sempre em mãos o documento acompanhado de uma tradução juramentada. Nos estados de South Australia e Western Australia, a carteira brasileira (com a tradução) pode ser usada por tempo indeterminado, desde que ela ainda seja válida no Brasil.

    Caso queiram o documento australiano (para dirigir por mais tempo ou para usar como documento de identicação), os brasileiros com habilitação não precisam fazer aulas, somente as provas teóricas e práticas. Para isso, devem comparecer ao órgão de trânsito do estado com a tradução juramentada da carteira brasileira.

Vai Fazer Intercâmbio? Deixe seu comentário!