As 7 piores desculpas para não fazer intercâmbio

A lógica é bastante comum: Você vê alguém fazendo intercâmbio ou percebe que precisa melhorar em alguma língua estrangeira e pensa:

– Está na hora de morar fora do Brasil!

Passado o momento de euforia, aquelas ideias negativas começam a pipocar na mente:

– Mas a minha vida toda está aqui! E meus amigos? Não gosto de falar inglês… – alguma voz “interior” argumenta.

Enquanto você fica nessa briga interior (vou ou não vou?), o tempo passa e você deixa de aproveitar oportunidades que certamente irão mudar a maneira que você enxerga o mundo.

Pensando nisso, criamos essa lista para ajudar você nos momentos de dificuldade. Assim, toda vez que você achar que não é uma boa ideia estudar no exterior, leia esse texto e saiba que estamos aqui para ajudar você!

1. É muito caro

Pode parecer piada mas é sério: Muitos desistem de fazer intercambio alegando que é muito caro sem, ao menos, olhar os custos reais. A verdade é que fazer intercâmbio pode ter um custo bastante razoável e, em muitos casos, pode sair até mais barato que estudar no Brasil.

2. Vou sentir saudade da minha família e meus amigos

Ok, certamente você sentirá saudade. Mas, por outro lado, tenha em mente que você fará novos amigos e relacionamentos enquanto você está no exterior tendem a ser mais duradouros, afinal, cria-se uma empatia muito forte entre os estudantes, porque afinal, todos estão vivenciando questões parecidas. Sua saudade de casa será logo substituída por viagens inesquecíveis, passeios incríveis e novas amizades com pessoas do mundo inteiro. E, para todos os efeitos, seus amigos antigos ainda estarão esperando por você na volta.

3. Preciso me graduar logo

Calma, você tem o resto da vida para estudar. Seu período na universidade não serve apenas para ter o certificado de conclusão de curso, mas também é um período para você expandir seus horizontes e entrar numa jornada de autoconhecimento. Além disso, você está investindo em seu currículo, seja com cursos ou simplesmente com a bagagem cultural que só quem vive no exterior pode dizer que tem.

4. Tenho dificuldade com línguas

Pode parecer incoerente…e é! Afinal, não existe maneira melhor de aprender uma língua estrangeira que fazer uma imersão no país, na cultura e língua. E o processo de aprendizagem de todo mundo é basicamente o mesmo: Primeiro aprender a pedir uma bebida, depois um lanche, pegar ônibus, para aí então começar a estabelecer conversas sobre assuntos sérios com desconhecidos.

5. O processo de visto é muito complicado

O processo de visto pode sim, ser intimidador. E nisso, também, a S7 Intercâmbio te ajuda! Nossos consultores são especialistas com experiência nos destinos que atuam. Estaremos o tempo todo te auxiliando e fazendo com que o seu processo seja bem-sucedido. 🙂

6. Tenho medo de não me adaptar

Esta pode ser uma dos pontos mais difíceis de trabalhar, afinal, é você seu maior obstáculo para estudar no exterior. Mas saiba que sim, sob certas circunstâncias, tudo vai ser novo e você poderá se sentir deslocado em alguns momentos. Mas lembre-se que, em termos de desenvolvimento pessoal, não há nada melhor que você ser confrontado com seus medos. Por isso, é fundamental que você conheça exatamente o lugar onde vai fazer intercâmbio: Gosta de calor, surf e praia? Austrália é o seu destino. Gosta de frio, história e muita cultura e arte? A Europa está esperando por você!

7. Tenho muitos compromissos aqui no Brasil e não tenho como me liberar deles

Até para isso temos uma boa solução. Uma das áreas de intercâmbio que mais cresce é a dos intercâmbios de curta duração. Se você não quer –ou não pode- ficar seis meses, um ano no exterior, existem centenas de opções que farão você aproveitar suas férias para passar um período em um país diferente, cursando algo relevante para a sua área e, ainda assim, voltando a tempo de seguir com sua vida normalmente.

 

Estudar no exterior será uma das coisas mais inesquecíveis que você irá fazer na vida. Então aproveite nossas dicas e tire esse sonho do papel! Visite www.s7study.com escolha seu destino e faça intercâmbio!

Vai Fazer Intercâmbio? Deixe seu comentário!