Recuperação de Christchurch

Segue o relato dos nossos clientes Maria Emilia Galam e Lucio Ricardo Kokumai que estão em Christchurch. Eles nos trazem informações fresquinhas do ótimo andamento da reconstrução da cidade apos o Terremoto de 2011.

“Ola pessoal,

To passando só pra te atualizar das novidades e te mandar um pedaço do teu “resumão”!

Achei no site da CERA (Canterbury Earthquake Recovery Authority) um mapeamento da Red Zone ao longo dos meses, desde 22 de fevereiro de 2011 até a última atualização (que foi dia 13 de abril de 2013). É muito bacana porque dá pra você perceber o progresso da reconstrução do centro.

Só pra vc ter uma ideia de como estava e de como está atualmente:

red-zone-chch
Zona Vermelha – Zona fechada da cidade

Impressionante, né cara!? É triste dizer, mas se fosse no Brasil, provavelmente estaríamos na mesma até agora…rs

Então, quanto aos ônibus, está tudo funcionando muito bem! Em alguns poucos pontos o ônibus precisa desviar um pouco do trajeto por conta das obras e tals, mas fora isso, tudo perfeito! Nada de ter que esperar demais o ônibus porque tem muita obra no caminho ou alguma avenida principal está afetada, nada disso!

Tem uma “Central Station” que é tipo um mini terminal de ônibus. Acho que antes do terremoto eles não tinham isso porque parece bem novo e fica bem no centro (perto de onde ficou tudo derrubado).

Ah! Tem uma coisa que foi afetada sim! O bondinho que era uma das atrações turísticas da cidade não está mais funcionando, mas isso eu acho que você já sabia…rs

A Cathedral está bem destruída, porém em pé ainda porque a opinião da população está bem dividida entre derrubá-la ou “reformá-la”. Justificando as aspas no “reformá-la”: em conversa com um amigo da Marion, ele nos falou que, na verdade, o governo já disse que não tem como reconstruir a catedral porque ela afundou (tipo afundou num buraco no chão mesmo). Ou seja, de qualquer maneira eles teriam que derrubar e construir uma nova, porém a população está bem dividida porque a tal da reconstrução custaria em torno de 40 milhões de NZD!

Catedral de Christchurch
Catedral de Christchurch

Antes de virmos pra cá, estávamos com medo de chegar aqui e o negócio estar parecendo uma cidade pós-apocalipse zumbi, porém com exceção de algumas poucas propriedades que ainda estão isoladas ou derrubadas, tá tudo muito bonito!

Aquele cone metálico que sempre aparece nas fotos de turismo de Chch não foi afetado, porém continua isolado pela Red Zone.

Cone Christchurch ainda isolado

Vejam também o artigo da experiencia do casal na Nova Zelândia.

 

Vai Fazer Intercâmbio? Deixe seu comentário!