Qual a origem do Canada Day?

Oficialmente, o Canada Day, que acontece em 1º de julho, celebra o “aniversário da confederação canadense”. A imprensa do país, no entanto, se refere à data como “o nascimento do Canadá”.

Conhecido antigamente como “Dominion Day”, a data marca o “Ato constituinte de 1867”, que uniu as regiões as regiões de Ontario e Quebec (conhecidas então como Província do Canadá), além da Nova Scotia e New Brunswick em um só país. A nova constituinte deu aos canadenses uma grande liberdade junto à Inglaterra, embora a independência de fato só tenha acontecido em 1982. Para se ter uma ideia do domínio inglês, durante muito tempo os canadenses se referiam como “britânicos”.

Embora comemorado desde 1917, foi na década de 60 que a popularidade do evento aumentou. Mas ele se tornou um evento oficial do país apenas em 1982, juntamente com a total independência do Canadá junto à coroa britânica. A partir daí, as celebrações passaram a ter um novo e muito mais amplo significado.

Hoje, o “Canada Day” reúne centenas de milhares de pessoas por todo o país, com paradas, espetáculo com fogos de artifício, carnaval de rua, shows e festivais. Canadenses também fazem grandes celebrações ao redor do mundo.

Happy Canada Day!

Vai Fazer Intercâmbio? Deixe seu comentário!