Fazer intercâmbio é ir além do conhecido

Fazer intercâmbio é uma experiência única. As pessoas aprendem, crescem e se desenvolvem. As pessoas mudam. No texto abaixo, nosso student adviser Conrado Menezes, da Austrália Brasil, fala sobre como estudar no exterior é acreditar em mudanças.

imagem Conrado

Existem muitas razões de fazer um intercâmbio para o exterior: aprender uma nova língua, conhecer pessoas novas, novas maneiras de viver, aprender a “se virar” sozinho, viver experiências intensas ou até mesmo esquecer um amor perdido. Todos esses objetivos acabam nos transformando, nos dando novos aprendizados de vida. São experiências, às vezes árduas, às vezes simples, mas que sempre tem algo a nos ensinar. Todas elas podem ser resumidas em uma só palavra: MUDANÇA.

De fato, estudar no exterior sempre envolve uma mudança, uma transformação. PRECISA envolver, senão não é intercâmbio. Fazer intercâmbio é sair das estradas normalmente percorridas, é a experiência de ir além do que se vê agora. Você nunca sabe o que pode encontrar quando põe os pés fora da sua zona de conforto.

Ir além do conhecido nos traz a capacidade de ver a própria vida de outro ângulo. As antigas questões da vida, muitas vezes, perdem o sentido, os velhos dilemas não são mais iguais. As dúvidas ficam confinadas em um pequeno lugar que ficou para trás, não cabem mais na imensidão das novidades. Você se transforma em novos formatos, roupagens, sentimentos, objetivos ou opiniões. Você MUDA!

E para descobrir o que será essa experiência, não adianta pegar binóculos nem tentar planejar o futuro: o caminho do intercâmbio só vai existir quando você percorrê-lo! Então o melhor é parar de pensar, pegar a mochila, apertar o cinto e mergulhar logo de cabeça!

Fazer um intercâmbio é acreditar na transformação para algo melhor. Então escolha aquele caminho que ninguém percorreu, pois depois que tudo passar, quando você olhar para trás e repassar tudo que você já fez, é isso que fará toda a diferença!

Have a good one, mate!

2 comentários sobre “Fazer intercâmbio é ir além do conhecido”

  1. Adorei o texto! Realmente, a experiência do intercâmbio marca nossa vida pra sempre… Passamos a enxergar o mundo com outros olhos. Fazemos coisas que nunca imaginamos antes e nos deparamos com situações que nos fazem crescer, não só em conhecimento, mas crescer como pessoas. Passei um tempo em Montreal (Canadá) e conheci pessoas de vários lugares do mundo. Agora, já estou sonhando com outro destino… Não temos mais vontade de parar, rs.

Vai Fazer Intercâmbio? Deixe seu comentário!