Parte 2 – Educação superior na Austrália
Os estudantes brasileiros que vêm para a Austrália têm a oportunidade única de vivenciar a realidade de um país com um dos melhores sistemas de ensino superior e de pesquisa do mundo. A Austrália possui atualmente 43 universidades.
Na posição privilegiada de ser um enclave ocidental próximo à Ásia, a Austrália propicia a experiência ideal para se criar uma rede de contatos diversicada que, no futuro, servirá para o desenvolvimento prossional do
estudante e inserção dos centros de pesquisa brasileiros em redes internacionais.
Os estrangeiros são cerca de 20% dos alunos das universidades, e o país é o 3º destino preferido para cursos de graduação e pós-graduação, atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido. Um claro sinal da qualidade do ensino superior da Austrália é o fato de a sua comunidade cientíca já ter conquistado doze prêmios Nobel nas áreas de Medicina, Física, Química, Economia e Literatura.
As áreas de maior destaque na educação superior australiana são:
- Ciências Naturais e do Meio Ambiente,
- Tecnologia de Informação,
- Engenharias,
- Arquitetura,
- Ciências da Saúde,
- Administração e
- Ciências Sociais.
Todos os cursos, mesmo nas universidades públicas, são pagos. Estudantes australianos contam com a ajuda do HELP (“Higher Education Loan Program”), um empréstimo com juros subsidiados para o pagamento das taxas universitárias, que começa a ser pago após o estudante ingressar no mercado de trabalho. Os estudantes estrangeiros em geral pagam os próprios estudos.
Leia mais sobre cursos universitários na Austrália.
Fonte: Embaixada do Brasil em Camberra
Vai Fazer Intercâmbio? Deixe seu comentário!