Guia para Estudantes na Austrália – Parte 1

Parte 1 – Saiba mais sobre o país

Em área, a Austrália é o 6º maior país do globo, logo após o Brasil. Por seu tamanho e por ser completamente rodeada por mar, a Austrália é muitas vezes chamada de “continente-ilha”.

Segundo a ONU, em 2012 a Austrália ocupava o 2º lugar na lista de países com maior Índice de Desenvolvimento Humano do mundo, perdendo apenas para a Noruega.

A população do país é de 23,3 milhões de habitantes, com cerca de 37% concentrados em Sydney e Melbourne. Sua capital é Camberra, localizada no Território da Capital Australiana. A Austrália é uma sociedade multicultural, com pessoas de muitas origens étnicas diferentes. Cerca de 26% dos australianos nasceram no estrangeiro. O Inglês é a língua nacional e os australianos também praticam uma ampla variedade de religiões.

A Austrália está dividida em seis Estados e dois Territórios:

  • Australian Capital Territory (Território da Capital Australiana ou “ACT”, na sigla em inglês) – Sede do governo australiano e da capital, Camberra, ACT tem uma economia centrada nos serviços públicos. O setor educacional é muito forte na região e diversas instituições de pesquisa estão localizadas nesse Território.
  • Victoria – Finanças, seguros e imóveis são o setor de maior faturamento em Victoria, seguido pelo setor de serviços. Na área industrial, o estado se destaca na produção de maquinário e produtos têxteis.
  • South Australia (Austrália Meridional) – Setor de saúde e o comércio são os maiores empregadores na região. Na indústria, automóveis e peças, produtos farmacêuticos e eletrônicos são os destaques.
  • Western Australia (Austrália Ocidental) – A economia local é impulsionada pela exploração de recursos minerais, inclusive petróleo. O estado também é o maior produtor agrícola da Austrália e grande fornecedor de lã e carnes (carneiro e gado bovino) para o mercado internacional.
  • Tasmânia – Os setores mais tradicionais da Tasmânia são a mineração (cobre, zinco, alumínio e ferro), a agricultura (com destaque para vinicultura), produção de madeira e o turismo. O estado também é forte na produção de produtos pesqueiros e frutos do mar.
  • New South Wales (Nova Gales do Sul) – Produtos manufaturados são a maior fonte de renda do Estado e incluem maquinário agrícola, químicos, tecidos, fertilizantes, vidros, ferro e aço, maquinário industrial, automóveis e papel. A indústria de mineração é muito importante para a economia local, tendo como principais minérios: carvão, cobre, ouro, chumbo, prata e zinco.
  • Queensland – A economia local cresce nos últimos 20 anos com a expansão do turismo e da mineração. Há muitos investimentos também no setor aeroespacial. O estado é muito forte em pecuária e agricultura, com destaque para a produção de frutas e cana de açúcar. A agricultura é parte importante da balança comercial australiana: dois terços de toda a produção é voltada para o mercado externo.
  • Northern Territory (Território do Norte) – Extração de petróleo e gás natural e mineração de ferro e bauxita são os destaques do Território. Em segundo lugar está o turismo no “Outback” (deserto) australiano.

Conheça melhor as regiões e cidades da Austrália.

Fonte: Embaixada do Brasil em Camberra


Comments

Vai Fazer Intercâmbio? Deixe seu comentário!