Guia para Estudantes na Austrália – Parte 3

Parte 3 – Atividades Acadêmicas e Extracurriculares

Estudar em uma universidade australiana não significa apenas assistir a várias aulas em inglês. A maior parte das universidades tem um calendário rico em eventos acadêmicos, muitos deles gratuitos para os estudantes.
Fique de olho no website de sua universidade e nos cartazes espalhados pelo campus anunciando o que acontece nos próximos dias.

Palestras, seminários, exibição de lmes e festivais culturais são comuns em todas as universidades do país. Além do conhecimento adquirido, esses eventos são bons para criar contatos acadêmicos. Como há muitos estudantes estrangeiros na Austrália, a rede não ca restrita ao contato Brasil-Austrália: ela pode se expandir para praticamente todo o mundo.

No sistema universitário australiano, a iniciativa ca sempre com o estudante. A expectativa é que estudantes façam perguntas em aula, iniciem suas próprias pesquisas e façam leituras semanais dos textos indicados. A maioria dos professores não exige presença nem faz chamada, mas isso não quer dizer que você pode sumir e ir para a praia. Signica, na verdade, que o professor cona na sua responsabilidade. Não bobeie!

Para quem precisa de um reforço na hora de entregar trabalhos e “essays” ou para os exames, as universidades têm centros de atendimento aos alunos que auxiliam com dicas de redação e conteúdo. Pergunte a seus colegas ou na sua universidade sobre como participar dessas atividades.

Fora da sala de aula

A vida acadêmica não se resume a atividades relacionadas aos cursos. Esporte e cultura também são parte importante da experiência no exterior, e as universidades australianas propiciam muitas oportunidades.

Você gosta de cinema? Futebol? Dança amenca? Música coreana? Esses assuntos e muitos outros – acredite, há um pouco de tudo – são temas dos clubes universitários.

Todas as universidades australianas possuem clubes. A maioria cobra uma taxa de inscrição entre AU$ 20 e AU$ 50 e basta ser aluno para participar. Os clubes costumam divulgar suas atividades nos murais universitários, portanto dê uma olhada e se inscreva naqueles que gostar mais. Se você pratica esportes ou algum tipo de atividade cultural no Brasil, é bem provável que possa continuar sua prática em algum clube australiano. Pode ser também ser a chance de aprender algo totalmente novo!

Fique atento para os “Open Day” ou “Open Week”, datas em que as universidades anunciam todos os seus cursos e também apresentam todos os seus clubes. São eventos informativos, divertidos e geralmente com muita música e lanches, como salsichas grelhadas e espetinhos.

Leia mais sobre cursos universitários na Austrália.

Fonte: Embaixada do Brasil em Camberra


Comments

Vai Fazer Intercâmbio? Deixe seu comentário!