Acomodação estudantil ou Casa de família? A gente te ajuda a escolher

Uma das escolhas que mais geram dúvidas entre os estudantes é onde morar durante o intercâmbio.  Na hora de colocar os prós e contras na balança, uma simples pergunta precisa ser levada em consideração: Qual o objetivo do seu intercâmbio? A partir daí é possível começar a desenhar o projeto de onde será sua casa durante o período mais incrível da sua vida.  Mas, basicamente, podemos dizer o seguinte: De um lado temos experiência, de outro, independência.

Se a duração do seu intercâmbio é de um ou dois meses, as melhores opções são casa de família ou em acomodação estudantil.  Para ambos os casos, a S7 Intercâmbio já auxilia você com isso, então você já sai do Brasil com tudo resolvido.

Caso você esteja querendo ter uma experiência de intercâmbio de longa duração, a melhor opção é fazer o seguinte: Fique o primeiro mês em uma das opções acima e, a partir do segundo mês quando você estiver adaptado ao país, more por conta própria, seja alugando um estúdio ou dividindo um apartamento com outros estudantes.

Agora, listamos algumas vantagens e desvantagens que irão ajudar você a descobrir qual o estilo de acomodação mais apropriado para seu estilo e seus objetivos.

 

A EXPERIÊNCIA da Casa de Família

Vantagens

Experiência com locais: Em uma casa de família você terá uma grande –e talvez única- oportunidade de ter uma imersão na cultura e nos costumes locais. Entenderá um pouco mais sobre os hábitos comuns, poderá aprender histórias sobre o país, sem contar no intensivo que você terá conversando em inglês com alguém que é nativo na língua. Além disso, são muitos os casos que estudantes que ficaram em casa de família e se tornaram grandes amigos.

Café da manhã e jantar inclusos: A chegada ao país de intercâmbio é recheada de novidades: É uma cidade nova, uma rotina nova, novos amigos, nova casa, novos hábitos. Por isso, já, de antemão saber que o café da manhã e o jantar estarão garantindo é uma preocupação a menos. Além disso, fazer refeições em restaurantes e cafés certamente sairá bem mais caro.  Pra finalizar, outra vantagem: Descobrir e entender como os locais fazem as refeições (e o que comem) pode ser uma novidade interessantíssima. Afinal, se é pra fazer intercâmbio, que seja uma experiência completa, não é mesmo?

Desvantagens

Distância: Em alguns casos, é preciso utilizar o transporte público para se locomover entre casa e escola. E isso pode ser ruim, especialmente se você é o tipo de pessoa que não gosta de utilizar transporte público;

Dependência: Durante a estadia, você estará hospedado em um lugar onde uma família vive, logo precisará respeitar as regras da casa, e isso varia de casa para casa. Alguns anfitriões são mais flexíveis, outros, nem tanto.

 

 

A INDEPENDÊNCIA da Acomodação Estudantil

Vantagens

Localização: Uma das grandes vantagens da acomodação estudantil é a localização. Boa parte das opções oferecidas pela escola ficam a poucos metros de onde você irá estudar. Em alguns casos a acomodação pode ficar literalmente do lado da escola. Com isso você irá gastar menos com transporte e terá a vida facilitada na hora de se locomover, já que a probabilidade de você estar em uma região bem estruturada é grande.

Liberdade: Um dos pontos mais relevantes na hora de fazer intercâmbio é a possibilidade de independência. E é isso que uma acomodação irá lhe dar. Normalmente não há um horário limite de entrada nem de saída, ninguém estará esperando você para jantar (bom, talvez seu colega de quarto- se tiver). Em geral, também há uma cozinha comunitária onde você pode preparar suas próprias refeições e assim ficar livre do risco de comer algo “estranho”.

Desvantagens

Falta de contato com locais: Especialmente se seu tempo para fazer intercâmbio é curto, a ideia é maximizar a sua possibilidade de ter experiência com locais e melhorar seu nível de inglês no menor tempo possível. Em uma acomodação estudantil isso fica ainda mais difícil, já que você, na maioria das vezes, dividirá o espaço exclusivamente com estrangeiros, que assim como você, estarão lá para aprender inglês.

Gastos com refeições: Se tem duas coisas que são preciosas quando você chega a um novo país são tempo e dinheiro. Em uma acomodação estudantil você terá que, diariamente, preparar o que irá comer. Além de gastar dinheiro com isso, você poderia aproveitar esse tempo para explorar a cidade. E – convenhamos- ninguém aguenta 30 dias comendo macarrão instantâneo, não é mesmo?


Comments

Vai Fazer Intercâmbio? Deixe seu comentário!